Que dormir é essencial para o ser humano e faz bem para o corpo, para a mente e para a alma, todos nós sabemos. Mas que repousar serve como um adjuvante para a memória imunológica...Ah! Isso é novidade! Mas "peraê"... leia primeiro o post e deixe para cochilar depois!
Em um estudo envolvendo 27 indivíduos do sexo masculino, saudáveis, com idade média de 26 anos, pesquisadores alemães avaliaram a presença de células Th específicas e a presença de anticorpos após a vacinação contra vírus da hepatite A (HAV). O estudo foi conduzido de duas formas: em um grupo, as condições de sono após a vacinação eram normais e no outro grupo, os participantes ficavam acordados na primeira noite após a vacinação (assistindo o Programa do Jô, Altas Horas, Corujão, etc). E os resultados foram bem interessantes.
Durante o sono, principalmente na fase de atividade "slow-wave" (SWA), o corpo produz hormônios que são imuno-estimuladores - tais como hormônio do crescimento (GH) e prolactina - bem como imunossupressores (tais como o cortisol e catecolaminas). No estudo com a vacinação contra a hepatite A, foi encontrado um aumento na porcentagem de células Th específicas no grupo sono em relação ao grupo acordado, mesmo 1 ano após a primeira dose. Esse padrão de resposta foi pró-inflamatório, com produção de citocinas do tipo Th1, como IFN-γ e TNF. Quando avaliados Igs no soro dos indivíduos estudados, foi encontrado quantidades mais elevadas de IgG1 no grupo sono do que no grupo acordado. IgG2 e IgG4 permaneceram não alterados.
Este "boost" na resposta imune após vacinação e dormir se explica no fato que foram encontrados também, durante a fase "slow-wave" do sono, um aumento nas concentrações de GH e prolactina e uma diminuição em cortisol no grupo sono em comparação com o grupo que ficou acordado. Assim, a ação combinada de GH, prolactina e cortisol na formação da resposta imune específica para o virus da hepatite A é melhor descrita como um fator adjuvante, potencializando a resposta e a memória imunológica.
ZZZZZZZZZZZZ. Epa, acorda aê! Para os engraçadinhos, lembrem que esse "sonoboost" foi investigado apenas após uma estratégia de imunização/vacinação. Então, agora não é hora de descanso. É hora de acordar, de se mexer! Vamos lá que a imuno nos espera. Afinal, viva a imunologia!
Referências:
1) Lange, T., S. Dimitrov, T. Bollinger, S. Diekelmann, and J. Born. 2011. Sleep after vaccination boosts immunological memory. J Immunol 187:283-290
2) Lange, T., S. Dimitrov, and J. Born. 2010. Effects of sleep and circadian rhythm on the human immune system. Ann. N. Y. Acad. Sci. 1193: 48–59.
3) Dimitrov, S., T. Lange, H. L. Fehm, and J. Born. 2004. A regulatory role of prolactin, growth hormone, and corticosteroids for human T-cell production of cytokines. Brain Behav Immun 18:368-374.
Post por Giuliano Bonfá (FMRP-IBA)