terça-feira, 27 de setembro de 2011

Entrevistas ImunoFoz2011 - Cristina Bonorino

SBlogI entrevista:


Dra. Cristina B. C. Bonorino
PUC-RS, Porto Alegre, Brasil





SBlogI - Sobre o que falará no SBI 2011?
Bonorino, C.B.C. - Sobre uma descoberta interessante que fizemos – um receptor de neuropeptideo que também funciona como receptor quimiotático para neutrófilos – o gastrin releasing peptide receptor.

SBlogI - Qual o principal aspecto que será ressaltado?
Bonorino, C.B.C. - A novidade do achado. E, nós mapeamos as rotas de sinalização envolvidas na quimiotaxia que usa esse receptor.
SBlogI - Qual a importância deste achado?
Bonorino, C.B.C. - Esse pode ser um mecanismo que conecta o estresse psicológico com agravamento da resposta imune – por exemplo, agudização de artrite, uma vez que o GRP é superexpresso no liquido sinovial de pacientes com artrite.

SBlogI - Quais as perspectivas neste tema?
Bonorino, C.B.C. - Antagonistas do receptor ou do ligante podem ser usados para manejar inflamação e/ou metástase tumoral uma vez que tumores superexpressam esse receptor.

SBlogI - Quais os desafios nesta área? Há controvérsias? Hipóteses oponentes?
Bonorino, C.B.C. - Outra novidade – este é um GPCR que não usa Galfai, mas Galfaq – e isso nunca foi observado. Existem receptores quimiotáticos que usam Gq, mas precisam também de Gi na sinalização. A migração induzida pelo GRP não parece necessitar de Gi. Então podemos estar inaugurando toda uma nova rota de quimiotaxia. Mas isso precisa ser investigado mais a fundo.

SBlogI - Sugere alguma leitura preparatória?
Bonorino, C.B.C. - Ler sobre migração de neutrófilos, sobre sinalização por proteína G, e sobre neuropeptídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário