Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). O blog é voltado para temas de interesse dos sócios da SBI, mas aberto à toda a comunidade. Além de comentários sobre artigos, congressos e reuniões no tema da imunologia, o SBlogI trata de assuntos gerais de ciência e educação cientíifica. Este blog é seu. Comente, discuta, concorde - ou discorde!
sábado, 10 de julho de 2010
The Toll-like receptor 4 ligands Mrp8 and Mrp14 are crucial in the development of autoreactive CD8+ T cells
O descobrimento dos receptores do tipo toll (TLR) expressos em células da imunidade inata e o modo pelo qual a sinalização via esses receptores influencia a atividade das mesmas teve um impacto imenso na maneira de entendermos o curso de respostas imunes. Uma pequena mostra disso é a explicação que costumamos encontrar em livros textos de como uma infecção pode favorecer o desenvolvimento de doenças autoimunes. A ativação de células dendríticas via TLR4, por exemplo, deve levar a um aumento da expressão de moléculas de MHC e de moléculas co-estimuladoras e, na eventualidade desta célula apresentar um antígeno próprio para um linfócito auto-reativo, uma doença autoimune pode se desenvolver. Um artigo publicado na edição de junho da Nature Medicine descreve uma outra forma de relacionar a sinalização via TLR4 e o desenvolvimento de doenças autoimunes. Segundo Loser e colaboradores, a expressão de moléculas associadas à injúria tecidual tais como Mrp8 e Mrp14 está muito aumentada em várias doenças autoimunes. Essas moléculas são capazes de sinalizar via TLR4 para induzir o desenvolvimento de células T CD8+ auto-reativas produtoras de IL-17. O desenvolvimento das céulas T CD8+, no entanto, não se daria indiretamente via modificação da função da célula apresentadora de antígenos. As próprias células T CD8+ expressando TLR4 passam a produzir IL-17 e são capazes de levar ao desenvolvimento da doença autoimune quando ativadas na presença de Mrp8, Mrp14 (além da ligação CD40L-CD40). Abre-se portanto uma nova perspectiva na qual a resposta inflamatória, ao induzir a expressão de moléculas associadas à lesão tecidual, interfere diretamente com células da imunidade adaptativa via receptores usualmente relacionados com a imunidade inata no sentido de potencializar o desenvolvimento de doenças autoimunes. Boa leitura aos que se interessarem pelo assunto.
Por favor gostaria de saber, se vocês possuem alguma figura da sinalização dos TLRs?
ResponderExcluirGrata
Olá Selma, você quer a de algum TLR em especial? Ou uma geral? Caso não seja nada em especial, acredito que você encontre algo com facilidade fazendo uma busca no google.
ResponderExcluir