sábado, 5 de junho de 2010

IL-33 e controle da migração de neutrófilos: Novas alternativas para o tratamento da sepse?


A sepse – síndrome de resposta inflamatória sistêmica a um insulto infeccioso – representa um problema clínico de grande relevância, devido a sua crescente incidência, custo e alta taxa de letalidade, e permanece como a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva. A sepse é caracterizada por uma resposta inapropriada do hospedeiro frente à infecção, onde a resposta inflamatória à infecção com produção exacerbada de citocinas e ativação leucocitária é o principal determinante da gravidade da doença e evolução para a falência orgânica.

Em um trabalho elegante realizado pelo grupo liderado por Fernando Cunha/ USP-RP em colaboração com Foo Liew/ Universidade de Glasgow foi demonstrado um papel protetor para a IL-33 na sepse. José Carlos Alves Filho e colaboradores demonstraram que animais tratados com IL33 e submetidos a sepse polimicrobiana indizida por ligadura e punção cecal (CLP) apresentaram uma importante redução na mortalidade quando comparado aos animais controles não tratados. Os mecanismos associados à proteção da IL-33 na sepse foram relacionados a um aumento do recrutamento de neutrófilos para o foco infeccioso dependente do receptor CXCR2 e uma maior eficiência no clearence bacteriano. Estes mecanismos também parecem ocorrer na sepse humana visto que níveis elevados do receptor solúvel inibitório para IL-33 (sST2) e diminuição na expressão do receptor CXCR2 foram observados em pacientes que não sobreviveram a sepse. Estratégias específicas voltadas para a modulação da resposta inflamatória na sepse ainda não estão disponíveis na prática clínica e são alvos de intensa investigação, esse estudo poderá trazer desdobramentos interessantes nessa área. Vale a pena conferir.

O trabalho foi publicado na edição desta semana da Nature Medicine (Alves-Filho et al. 2010, Nat. Med 16: 708-712; doi:10.1038/nm.2156 ). Parabéns ao Zeca, Fernando e toda equipe!

2 comentários:

  1. Vendo esse trabalho fica claro que os brasileiros cada vez mais alcançam publicações em revistas de grande impacto.
    Parabéns ao Zeca e aos seus colaboradores...

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho. Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir