domingo, 13 de julho de 2014

FINAL IMUNO COPA 2014



Alô amigos da rede Imuno!  Hoje teremos um grande jogo ao vivo no blog. Trata-se de uma final imunológica na resposta imune tumoral. De um lado temos um time de inflamação comandado pela resposta Th1. Já o adversário, que treina há muitos anos no mesmo time, é a equipe reguladora liderada pelo capitão Treg.
Começa o Jogo!
Narração Galectina Bueno: - Em um brilhante entrosamento, uma célula dendrítica (volante) capta um antígeno tumoral no meio do campo e entrega para uma célula TCD8 na área de ataque. Olha a chance! Chute para o gol com perforina e granzima. Mas que defesa fantástica da célula tumoral que desaparece com seu MHCI.
A bola agora está com o zagueiro adversário, MDSCs, que rouba triptofano e impede o lance individual da célula T.  No meio do campo tem o macrófago M2 que, por sua vez, secreta VEGF e TGF-b. Nossa! Veja o tumor crescendo pra cima da seleção inflamatória. Mais ali na frente no ataque, vemos a T reguladora que tenta de todas as maneiras, destruir a resposta inflamatória e, é goool! Dividida perfeita. O macrófago M1 da seleção inflamatória libera a IL-12 que ativa NK, e via seus receptores de morte, chuta. Gool! Veja o lance!!!! Impressionante! Ela percebe a ausência do MHCI na célula tumoral e destrói o tumor sem nenhum dó.
Comentarista Arginase Célula Coelho: - Na verdade, essa é a marcante fase de eliminação tumoral. E queria lembrar também que a vigilância imunológica é descrita desde a Imuno Copa de 1950 pelo cientista Macfarlane Burnet.
Galectina Bueno: - Haja inflamação, Arginase Coelho. Veja o tumor fazendo agora o que bem entende, mudando seus antígenos. E é falta! Mas a arbitragem não vê. O que é isso, Carlos FAS Ligante?
Carlos FAS Ligante: - Arbitragem péssima. E veja bem Galectina Bueno, o time precisa jogar mais fechado com IFN e M1 na defesa. TIM-3 (T-cell immunoglobulin mucin 3) faz o que quer no meio do campo. Precisa-se de uma célula dendrítica ali no meio campo mais ágil pra criar a jogada. Cientistas no mundo inteiro estão tentando um esquema tático para vacinas com dendríticas. Eu colocaria o GM-CSF nesse time aí, para ativar o banco de reserva (medula óssea).
Comentarista Arginase Célula Coelho: - Mesmo na fase de equilíbrio, com o jogo 1x1, o tumor está crescendo cada vez mais. Cria lances (variação antigênica) e escapa da zaga da inflamação, composta pelos anticorpos. Desse jeito não há célula B que aguente (goleiro). E mais, não sei o que o complemento veio fazer nesse time, está até parecendo o Fred da seleção.  
Narração Galectina Bueno: - E veja a Treg ali fazendo mais um gol! Está completamente desorganizada a inflamação.

.......
E após 45 minutos do segundo tempo mais os acréscimos ... Vence o tumor com metástases incríveis.

Comentarista Arginase Célula Coelho: - Acho que um dia venceremos o tumor. Temos várias estratégias, mas ainda é preciso mudanças no esquema tático e claro, muito, muito treino para uma vacina eficaz.

Narração Galectina Bueno: - Um excelente dia a todos! Até a próxima transmissão ao vivo aqui no nosso blog.

Post de Grace Kelly Silva (Pós-Doc-Imunologia Básica e Aplicada)


9 comentários:

  1. Muito bom Grace!!
    Admiro essa habilidade de fazer um assunto complexo se tornar simples e engraçado!
    Muito bem colocado em meio a essa crise futebolística... Nos resta esperar pelas novidades da ciencia !

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!
    Não sei se eu conseguiria pensar em nomes tais como "Galectina Bueno" e "Arginase Coelho".
    Haja criatividade! rs
    Muitos fatores estão envolvidos com o processo de seleção tumoral.
    De acordo com um artigo da Nature que saiu no mês de maio, publicado por um grupo alemão, a própria competição célula x célula atua como supressor tumoral. Recomendo a leitura, é bastante interessante.
    http://www.nature.com/nature/journal/v509/n7501/full/nature13317.html

    Parabéns pelo post, Grace!

    ResponderExcluir
  3. Poderíamos aproveitar o clima de copa e fazer uma reportagem sobre quem sao os craques da ciência brasileira. Tanto os que estao aqui no Brasil quanto os que estao fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já citei alguns desses craques brasileiros, provenientes do NIH, no caso, no meu último post. Mas vale a pena ampliar a lista para além do NIH. Abraço

      Excluir
    2. Certamente não faltam craques na nossa Ciência.....

      Excluir
  4. Muito criativo e didático!!!
    Parabéns Grace pelo seu talento!!!

    ResponderExcluir
  5. Imunologia X Criatividade, deixou fácil...parabéns...

    ResponderExcluir
  6. É incrível a influência que o futebol tem nesse país. Parabéns! Um dos posts mais vistos (mais de 270 agora, 19/7/2014, apenas 6 dias após a final) e mais curtidos (14 acharam interessante, 8 útil, 14 divertido) até o momento. Não sei se por influência da Copa também, mas creio que muitos entraram aqui mais por causa do futebol do que da Imunologia. O que também é louvável, pois acabou atraindo outros olhares, como de muitos leigos, para um assunto interessante e importante, além da diversão.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos que passaram por aqui e gostaram do post. Fico feliz e satisfeita pelo o sucesso desse post. Confesso que nem sempre é tão fácil escrever, embora seja muito bom. Surge a ideia e depois fico por dias com ela em mente até o momento em que organizo tudo na cabeça e sento pra escrever.

    ResponderExcluir