BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Chip detecta vírus HIV em 15 minutos


Novo método de diagnóstico é eficaz e barato o suficiente para ser usado em regiões mais pobres

Um dos grandes desafios hoje em ciência biológicas e na engenharia é desenvolver tecnologias para melhorar a saúde de pessoas nas regiões mais pobres do mundo. Cientistas da Universidade de Columbia, nos EUA, anunciaram um novo método rápido, barato e eficaz para testar se um paciente está infectado pelo HIV – além de outras doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis.

O “point-of-care (POC)”, como é chamado o microchip pelos autores do trabalho, é do tamanho de um cartão de crédito. O mChip usa apenas uma gota de sangue que reage em um chip óptico que usa microfluidos (uma nova tecnologia para análises químicas similar à nanotecnologia), reproduzindo fielmente todas as etapas de um ELISA. Em 15 minutos o resultado é revelado. A um custo irrisório - cada chip custa apenas US$ 1,00, o que o torna viável para uso nas regiões mais pobres do mundo, nas quais o grande problema é conseguir detectar o vírus HIV no organismo antes que o paciente desenvolva a AIDS.
Além do menor custo, o método de diagnostico é tão confiável quanto os atuais testes de laboratório feitos para detectar as mesmas doenças, com 100% de detecção e 4% a 6% de chance de ocorrência de falso-positivos.
O teste também pode ser utilizado para uma pré-seleção de doadores de sangue fornecendo dados de vigilância epidemiológica, já que as doenças sexualmente transmissíveis  são mal monitoradas.
 Enfim, a ciência consegue dar mais um passo no diagnóstico de uma doença de relevância mundial na área da saúde, e o mais importante possibilitando o diagnóstico do HIV de uma forma eficiente e rápida.
Referências:
Chin et.al . Microfluidics-based diagnostics of infectious diseases in the developing world. Nature Medicine, v.17, p.1015–1019, 2011.
Maraisa Cristina Silva
Mestranda, Programa de PG em Imunologia e Parasitologia Aplicadas
Laboratório de Imunoparasitologia Dr. Mário Endsfeldz Camargo, UFU

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Parabéns Maraisa...muito legal a informação...Abs

    ResponderExcluir
  2. obrigada,Álvaro...vamos estudar mais para escrevermos mais...ehhhh,Abs.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: